top of page
Foto do escritorHelton Grunge

Engenheiros do Hawaii: conheça boas histórias sobre o sucesso "Infinita Highway"

Uma música que começou a ser escrita por um adolescente e acabou se tornando um dos maiores sucessos do Rock Nacional de todos os tempos. Isso foi o que aconteceu com a música Infinita Highway, faixa que está no álbum A Revolta dos Dândis (1987), segundo trabalho de estúdio dos Engenheiros do Hawaii.



Quando começou a escrever a letra, Humberto Gessinger era apenas um adolescente. Talvez nem tivesse passado por sua cabeça que um dia ela estaria nas rádios de todo o Brasil; até porque os Engenheiros do Hawaii foram criados para durar apenas um show e, mesmo assim, tiveram uma carreira duradoura e de sucesso.


Mesmo a letra sendo escrita (pelo menos seu esboço) quando Gessinger era apenas um adolescente, a faixa não esteve presente no álbum de estreia dos Engenheiros, o Longe Demais das Capitais (1986). Tudo na carreira da banda aconteceu muito rápido, eles não esperavam o sucesso, nem esperavam que a banda passaria daquele primeiro show em 1985 em um sarau de universidade. Mas, quando receberam o convite para gravarem o primeiro disco, resolveram criar músicas especificamente para este lançamento. Sendo assim, só depois, quando iriam começar a trabalhar em algo novo, Humberto decidiu revisitar letras antigas e esboços que anotava em seus cadernos. E lá estava a Infinita Highway, ou pelo menos parte dela.


A música tem algumas inspirações distintas. Dentre elas, a estrada que ligava Porto Alegre até o litoral, estrada que eles chamavam de Freeway. Além disso, a letra também tem inspiração no sertanejo: Longa Estrada da Vida de Milionário & José Rico. A música sertaneja faz uma alegoria, comparando a vida a uma estrada. Na letra de Gessinger, a ideia era basicamente a mesma.



Quando Augusto Licks (o guitarrista) fora convidado para fazer parte dos Engenheiros, o repertório do álbum já estava quase todo composto e alinhado. Gessinger e Maltz passaram um tempo ensaiando a obra apenas em dois, o que fez com que grande parte dos arranjos de baixo do álbum preenchessem grande parte da música. Gessinger deixou claro em entrevistas que isso ocorreu porque ele precisava preencher mais o som para ficar mais fácil para encontrar a melodia quando ensaiavam apenas em baixo, voz e bateria. Com isso, quando Licks começou a fazer parte do projeto, teve que pensar muito em como conseguir preencher os espaços restantes com sua guitarra. Ele deixou bem claro que isso não fora uma tarefa fácil e como ele já entrou na banda prestes a gravar o álbum, passava a maior parte dos dias criando os melhores arranjos possíveis.


Mesmo com toda a pressão que o guitarrista sentia, ele conseguiu entregar um ótimo trabalho: as linhas de guitarra do álbum todo são muito  boas, mas principalmente as linhas de guitarra da faixa Infinita Highway.


O canal Júlio Ettore no Youtube fez uma matéria falando mais sobre o trabalho. Quer saber mais detalhes sobre esta grande faixa dos Engenheiros do Hawaii? Então clique abaixo!



 

bottom of page