top of page
Foto do escritorGuilherme Moro

Entrevista: Xand Avião conta detalhes de seu novo projeto audiovisual

Xand Avião é um dos artistas mais influentes artistas do forró e lançou na última semana o Xand's Bar, projeto audiovisual que chegou em todas as plataformas digitais com regravações de clássicos do sertanejo e da MPB.

Foto: Kaio Cads

O projeto também vai virar um a label, que percorrerá por todo Brasil com apresentações ao vivo do artista, assim como os projetos Buteco do Gusttavo Lima e Raíz, da Lauana Prado, principais referências de Xand Avião para este projeto. - Virou moda, né? A Lauana tem o Raiz, tem o Buteco, do Gusttavo Lima. O meu primeiro Xand’s Bar foi só por brincadeira mesmo, foi lá em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 2019, e poucas festas como essas tinham nascido ainda (...) Com certeza tudo que é bom a gente tem que se inspirar. Se um dia eu conseguir chegar no tamanho do Buteco do Gusttavo, vai ser uma honra, porque tudo que ele bota a mão é sucesso. O Raíz também da Lauana, que é minha amiga, está lindo. Não vou dizer que eu não peguei uma pitadinha deles - afirma.



Dividido em 19 faixas, Xand's Bar tem regravações de Zezé Di Camargo & Luciano, Renê & Ronaldo, Fagner e outros artistas. São quatro participações especiais: Belo, Paula Fernandes, Pablo e Zé Vaqueiro. Segundo o artista, os critérios para escolha das participações foram falar de amor e ter uma boa musicalidade. - O primeiro critério é a música. A Paula Fernandes eu nem conhecia ela pessoalmente. Era meu sonho conhecê-la. Eu nunca tinha tido a honra. A gente já fez até shows juntos, mas naquela loucura de camarim a gente nunca tinha se encontrado. Mandei um “oi” no direct, ela respondeu em meio de três segundos. Foi super solícita, super educada, um amor de pessoa. O Belo eu já conhecia, eu sempre quis gravar com ele, mas nunca tinha tido a hora certa. O Pablo já é meu irmão. Somos sócios, somos amigos, mas eu acho que o critério que eu escolhi, o principal, foi falar de amor - reitera.

Gravado no dia 30 de outubro no Domus Hall, em João Pessoa, o projeto chegou às plataformas em tempo recorde, no dia 12 de dezembro, totalizando menos de 15 dias entre a gravação e lançamento. Em atividade desde o início da década de 2000, Xand Avião integrou por 16 anos o grupo Aviões do Forró e acompanhou de perto as mudanças do mercado fonográfico. A rapidez entre o período de gravação e lançamento é por conta das atuais exigências do mercado, segundo o cantor. - Eu peço que seja rápido para poder acompanhar o mercado, mas venho de uma era que o DVD era físico. Eu gravava uma música no estúdio e demorava no mínimo 30 dias para ficar pronto e mandar para a rádio depois. Eu tive que acompanhar o mercado, que me adaptar. Eu faço pressão na galera, no cara do estúdio, no cara da câmera. Esse DVD foi lançado em tempo recorde. Eu nunca imaginei que ia ficar pronto. Eu gostei, mas acho que se tivesse um pouquinho mais de tempo, poderia até melhorar - confessa. Entre as músicas regravadas no novo projeto está "A Dor Desse Amor", gravada em 2000 pelo grupo KLB. A faixa é considerada por Xand a mais especial do álbum. - Tem uma música que marcou muito a minha vida quando eu trabalhava no rádio, que é A Dor Desse Amor, do KLB. Eu acho essa música é muito linda. Foi a primeira música que eu coloquei no Xand's Bar em 2019 e foi a que o pessoal mais cantou. Pra galera jovem que tem entre 15 e 18 anos, vai entrar como se fosse uma música inédita que eles não ouviram ainda. É meu xodó - finaliza.



bottom of page