Urbanamente reúne em seus camps músicos de diferentes estilos para poderem criar faixas disruptivas. Hoje, é apresentada a colaboração de Mc Don Juan, Edi Rock, Zeider, do Planta Raiz, Dada Yute, que contam com a produção de Gustah e André Nine em um feat inédito, que traz o ícone do hip-hop brasileiro Edi Rock, fundador do Racionais MCs, e Mc Don Juan, explosão da GR6 no funk atual.
A faixa “Menina”, que acaba de chegar aos aplicativos de música, foi produzida em um dos campings de imersão em produção musical realizados pela Virgin Music Brasil e Universal Music Brasil. A letra enaltece a personalidade e beleza de uma mulher.
Dada Yute falou sobre o processo de criação da faixa: “Estava no camp do Urbanamente, na casa 2050, em São Paulo. Quando eu vi, já estava no meio do estúdio e, do meu lado, estava o pai do rap nacional, Edi Rock, e do outro lado o meu irmão Zeyder, do Planta e Raiz. Começamos a canetar juntos essa faixa, que é a melhor parte de um music camp, quando você está ali com os artistas de diferentes gerações diferentes gêneros de todo o mundo em prol de fazer aquela música. Então, é muito disruptivo, muito bacana. Depois do material quase pronto, bate na porta o MC Don Juan, que ouviu a música, ficou amarradão e quis participar. Ele colocou a cereja no bolo e a música ficou linda. Ela sintetiza esse amor genuíno que a gente encontra nas mulheres mais importantes das nossas vidas; pode ser sua mãe, ser sua filha, sua irmã, sua namorada, sua esposa... É essa menina guerreira que a gente está levantando para o mundo. Espero que vocês gostem; a música foi feita de coração unindo gerações e gêneros musicais, como reggae, funk e rap”.
Zeider também comentou: “Que honra, alegria e satisfação fazer parte de ‘Menina’, que é uma bomba! Música linda que estou muito amarradão de ter feito. Chegar na 2050 ali com a rapaziada ver o Nine e o Gustah subindo a música, levantando beat foi emocionante. Mano, criando ali naquela energia maravilhosa com Dada Yute, referência do reggae, que grande irmão grande compositor grande cantor, foi maravilha! Depois disso, estar junto do MC Don Juan na sala. Que energia monstra! Isso sem falar da lenda Eddie Rock, né? Quando ele entrou na sala, eu falei: ‘porra, já é meu parceiro!’. Já é meu brother, mas essa é a primeira coisa que a gente faz junto. Então, com ‘Menina” eu já tô amarradão. Coisa fina, dá o play aí e sai dançando”.
O camp criativo promovido pela Universal Music e pela Virgin Music Group Brasil já teve duas edições, uma em São Paulo e uma em Belo Horizonte. Na capital paulista, o projeto desembarcou em julho de 2022. Sua segunda edição, foi em parceria com o selo 2050. Em Belo Horizonte, a terceira edição do Casa Urbanamente aconteceu no final de agosto e no início de setembro. Para o encontro, que foi realizado em parceria com a Medellin Records, foram convidados diversos artistas da nova safra de talentos da urban music, que ficaram reunidos em quatro estúdios.