top of page
Foto do escritorGuilherme Moro

Ribeirão Preto recebe "O Canto como Companheiro de Trabalho" no Dia das Mães

Versos improvisados sobre a lida na terra, os costumes no campo e os relacionamentos amorosos, os cantos de trabalho davam ritmo, força e coragem aos pequenos agricultores rurais, que os entoavam durante o pesado trabalho em mutirão do amanhecer ao escurecer.

Um pouco dessa riquíssima tradição será apresentada no show “Cantos de Trabalho, Cia Cabelo de Maria convida mestra Rosália Gomes dos Santos”, no Dia das Mães, 14.05, às 16h, no Sesc de Ribeirão Preto.



O Sesc Vila Mariana e o Sesc Pinheiros, na capital paulista, também recebem o espetáculo, que ganha nova versão no show A Luz que me Alumeia - Cia Cabelo de Maria convida: Mestra Rosália, apresentado no dia 12.05 na Casa Teatro – Utopias, com participação especial das Juremas.

Há mais de vinte anos, a musicista Renata Mattar, criadora da Cia Cabelo de Maria com o parceiro Gustavo Flinker, viaja de sul ao norte do país, pesquisando e resgatando essa tradição da zona rural brasileira. “O hábito de cantar durante o trabalho está, infelizmente, desaparecendo, mas algumas lavradoras ainda guardam, na memória, as histórias e os versos cantados desde a infância”, conta Renata.

Uma delas é dona Rosália Gomes dos Santos, destaladeira de fumo da Comunidade de Vila Fernandes, em Arapiraca, interior de Alagoas. Com sua voz poderosa, musicalidade rara e muita história boa para contar, dona Rosália ganhou sua primeira "enxadinha" ainda criança. Na vida pesada da roça desde então, aprendeu inúmeras cantigas "só de ouvir os mais velhos nas cantorias nos salões de destalar o fumo e nas serestas do povoado".

Sua memória infinita traz um repertório dos mais variados e refinados cantos de trabalho e muitas lembranças de uma época em que as comunidades se organizavam em mutirão para o plantio e preparação do fumo.

Renata Mattar conheceu dona Rosália em 1999, quando iniciou sua pesquisa com trabalhadores rurais que ainda cantavam ou se lembravam das cantigas. De lá para cá, realiza com a Cia Cabelo de Maria, shows, Cds e oficinas com a presença de mestra Rosália e de diversos outros trabalhadores rurais de todo o país.

bottom of page