top of page

"Stand By Me" - Clássico de 1961 é a estreia do trio fluminense Everheart

  • Foto do escritor: Redação do Música Boa
    Redação do Música Boa
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura

Na história, há músicas do século XX que atravessaram o tempo, continuam presentes e ninguém acredita que um dia deixem de ser. É o caso de “Stand By Me”, música que teve como ponto de partida um salmo bíblico, tornado um hino gospel por Charles Albert Tindley, um norte-americano filho de escravos que se tornou pastor de igreja. O hino de Tindley inspirou a composição da música, gravada pela primeira vez em 1961, pelo também estadunidense Ben E. King, cantor negro à época divorciado da banda de sucesso The Drifters, que, aliás, rejeitaram “Standy By Me” quando Ben E. King os apresentou.



A música recebeu mais de 400 versões, como as de artistas consagrados como John Lennon, que a incluiu em seu repertório de shows e a regravação se tornou uma das mais midiáticas de “Stand By Me”. Com o tempo, a música passou a ser interpretada de diversas maneiras, como uma canção de amor, de companheirismo, de amizade. Mas também como um protesto político, especialmente na luta contra o racismo nos EUA.


Em 1986 foi lançado um sucesso de bilheteria cujo nome é o mesmo da canção, com ela como principal da trilha sonora. O longa batizado no Brasil como "Conta Comigo" retratou a fortaleza da amizade entre garotos de 12 anos. E é esta possível intepretação de "Stand By Me" que os integrantes do projeto Everheart se apegaram, resultando em sua própria versão, lançada nesse 3 de abril.


Everheart é um trio fluminense que se propõe a gravar ao vivo releituras de clássicos internacionais em vídeos intimistas. Escolheram “Stand By Me” por ser um consenso entre eles, devido à importância que a música teve na vida de cada um. “Para nós, a letra fala sobre o apoio e a companhia que se pode encontrar em um amigo ou ente querido. A canção é uma mensagem universal e atemporal”, contou Rodrigo Miguez, violonista e vocalista. Com ele, estão Rodrigo Carvalho (baixo) e Edimo Bille (bateria e percussão).


O propósito da Everheart é proporcionar uma viagem musical pelas décadas, com hits que transcenderam o tempo. É ser uma experiência que possa conectar gerações a partir de um formato moderno. “Iremos lançar sempre canções que marcaram época e permanecem na memória coletiva, incluindo artistas como Tracy Chapman, Roxette, Phil Collins, R.E.M., Simply Red, Rick Astley, Elvis Presley e muitos outros.”

Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page