top of page

Vestido de Seda: conheça a história da música sertaneja censurada pela ditadura militar

  • Foto do escritor: Guilherme Moro
    Guilherme Moro
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

Um dos maiores sucessos de Teodoro & Sampaio, a música "Vestido de Seda" foi lançada em 1984 e composta por Alcino Alves, que precisou fazer alterações na letra original veto Divisão De Censura De Diversões Públicas (DCDP), o órgão oficial de censura e fiscalização da ditadura militar brasileira.



A composição a princípio tinha o nome de "Depois do Amor" e no lugar do famoso refrão "vestido de seda o seu manequim também te deixou", Alcino Alves havia escrito "pequena toalha fiel companheira das noites de amor".



A censura entendeu o refrão e o verso anterior, "uma toalhinha cheia de poeira, que você cansada num canto atirou", depois substituído por "jogado no quarto com marcas de amor", se tratava de uma temática muito picante para meados dos anos 1980.


Teodoro pediu que Alcino substituísse os versos censurados, já que havia gostado da temática e da aborgadem da música. Após as trocas, a música finalmente foi aprovada e catapultada como uma das canções da popularização do sertanejo, após o sucesso de "Fio de Cabelo", em 1982, com Chitãozinho & Xororó.



Na década de 1990, Alcino Alves passou a ser o Sampaio da dupla com Teodoro, em parceria que durou até o final dos anos 2000.


Veja abaixo a imagem do caderno de Alcino Alves com a letra original da música:




Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page